Você irá encontrar aqui Cartazes para Decoração Educativa para quartos de crianças, sala de aula e outros ambiantes, São magnéticos e interativos, Adesivos de parede infantil, decoração de sala de aula e materiais de apoio para Educação Infantil.
Material Dourado é um dos materiais idealizados pela médica e educadora Maria Montessori. Ele tem como foco o trabalho com a matemática. Apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial.
Embora esse material permitisse que as próprias crianças compusessem as dezenas e centenas, a imprecisão das medidas dos quadrados e cubos se constituía num problema ao serem realizadas atividades com números decimais e raiz quadrada, entre outras aplicações possíveis para o material de contas. Foi por isso que Lubienska de Lenval, seguidor de Montessori, fez uma modificação no material inicial e o construiu em madeira na forma que encontramos atualmente.
O nome "Material Dourado" vem do original "Material de Contas Douradas". Em analogia às contas, o material apresenta sulcos em forma de quadrados. Pode-se fazer uma adaptação do material dourado para o trabalho em sala de aula, com papel quadriculado de 1cm X 1 cm, onde as peças são feitas da seguinte forma:
unidade dezena centena
(1 X1) (1 X 10) (10 X 10)
Este material em papel possui a limitação de não ser possível a construção do bloco, o que é uma desvantagem em relação ao material em madeira.
O primeiro contato do aluno com o material deve ocorrer de forma lúdica para que ele possa explorá-lo livremente. É nesse momento que a criança percebe a forma, a constituição e os tipos de peça do material.
A Grudbrink é a primeira empresa do Brasil a utilizar os tão famosos cartazes para sala de aula, que antes eram somente um item de decoração, pois, devido serem montados com EVA, impedem sua manipulação contínua pelos alunos e professores. Desenvolvemos Atividades para educação infantil através de cartazes magnéticos que possibilitam a interatividade entre alunos e os cartazes. Os alunos removem e fixam as peças de acordo com a atividade de educação infantil que seus professores desenvolveram. São inúmeras atividades de matemática, alfabetização, raciocínio lógico entre vários outros temas.
Ao desenvolver as atividades o professor pode pedir às crianças que elas mesmas atribuam nomes aos diferentes tipos de peças do material e criem uma forma própria de registrar o que vão fazendo. Seria conveniente que o professor trabalhasse durante algum tempo com a linguagem das crianças para depois adotar os nomes convencionais: cubinho, barra, placa e bloco.
O material dourado destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o material dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
O material, mesmo sendo destinado ao trabalho com números (na matemática) pode ser utilizado com crianças de até seis anos de idade, para desenvolver a criatividade, motricidade e o raciocínio lógico-matemático.
Cartaz com 60x40cm contém 48 peças para fixar no cartaz
Você irá encontrar aqui Cartazes para Decoração Educativa para quartos de crianças, sala de aula e outros ambiantes, São magnéticos e interativos, Adesivos de parede infantil, decoração de sala de aula e materiais de apoio para Educação Infantil.