Educomunicação

PROGRAMA EMPRESA AMIGA DA EDUCAÇÃO

Apresentação

O Programa Empresa Amiga da Educação é destinado a aproximar as empresas de determinadas localidades com as escolas da educação infantil e fundamental desta localidade, proporcionando acesso gratuito à materiais didáticos apresentados em outras mídias, que não apenas nos cadernos e apostilas ou quadro negro e, possibilitando através desta nova experiência um processo de aprendizagem por meio de uma realidade comum aos moradores da localidade proporcionando, com exemplos e personagens já conhecidos, uma maior fixação dos conteúdos apresentados e oportunamente, possibilitando a vivência externa do conteúdo discutido em sala de aula.

Este programa é uma iniciativa da Grudbrink  - Cartazes Educativos Magnéticos. A Grudbrink teve início no ano de 2014 quando foram desenvolvidos os primeiros materiais do método de ensino baseado na Educomunicação. Mas, o que é Educamunicação?

Educomunincação em resumo é a junção da educação com a comunicação a partir da utilização de outras tecnologias para a transferência da informação, que não somente os materiais convencionais de sala de aula, tais como caderno, apostilas e livros e quadro-negro.

Neste cenário a Grudbrink desenvolveu um método exclusivo e inédito de ensino baseado em quadros e cartazes magnéticos. Estes materiais proporcionam interatividade aos alunos e professores que grudando e desgrudando as peças criam atividades nas várias disciplinas proporcionando nesta vivência a experiência de realizar algo que através dos métodos convencionais não seria possível ou consumiria muito material impresso, folhas de caderno ou tempo do professor na montagem de cenários compatíveis com a metodologia.

A Grudbrink tem o objetivo de levar para sala de aula ou até mesmo para a casa dos alunos uma possibilidade a mais de aprender e se integrar à sociedade de forma saudável e divertida.

Modelo de implantação

Escolas infantis de todos os estados brasileiros sofrem pela falta de materiais de apoio ao ensino de nossas crianças, sobretudo nas regiões norte e nordeste. Deste modo a proposta da Grudbrink com o Programa Empresa Amiga da Educação, é levar este material para as escolas de forma gratuita contando, para isso, com o envolvimento e contribuição das empresas privadas do comércio e da indústria das localidades em que atuam ou de outras localidades.

A Grudbrink desenvolveu o modelo de difusão do método de ensino de forma muito simples e colaborativa. As empresas da localidade irão apoiar a implantação do Programa realizando a doação dos materiais didáticos da linha de Cartazes Educativos Magnéticos Grudbrink para as escolas da localidade, seus bairros ou entornos. Estes cartazes magnéticos serão personalizados com as características da empresa apoiadora, recebem seu nome, logotipos e outras características que evidenciem a empresa através da mídia.

Esta caracterização atenderá à orientação gráfica que mais atende ao público que utilizará o material, ou seja, crianças do ensino infantil e fundamental, veja no exemplo abaixo:

Este cartaz magnético simula um pequeno mercadinho onde as crianças irão simular a compra e venda de produtos, trabalhando as quatro operações básicas, socialização, organização, lateralidade e a negociação, além de outros como responsabilidade, direitos e deveres.

Este Cartaz será personalizado da seguinte forma?

 
   

Nesta área serão colocados o nome do supermercado que está apoiando o programa assim como seu logotipo que será ou não estilizado para “infantilizar” a relação com os alunos, criando ainda mais familiaridade.

Nesta área serão grudados os produtos escolhidos em parceria com os fornecedores do supermercado que apoia o programa. Deste modo os alunos irão trabalhar com “produtos reais” e existentes na empresa apoiadora, proporcionando a possibilidade de uma vivência real “in loco” numa experiência extra classe.

Nesta área os alunos irão grudar e desgrudar os produtos, realizarão os cálculos e irão grudar e desgrudar os “dinheirinhos” necessários para o pagamento e troco.

← Nesta área que é o “caixa” deste pequeno mercado vai estar mais uma vez o logotipo da empresa e mais o selo de Empresa Amiga da Educação.

 

 

 

Veja um exemplo do cartaz sendo utilizado por um aluno.

 

As peças com os produtos grudam e desgrudam do cartaz como imãs. Desta forma os alunos irão desgrudando o produto da gôndola e grudando sobre a área do caixa. Os alunos responsáveis para apuração dos valores da compra irão fazer os cálculos somando e multiplicando os valores dos produtos para fazer a cobrança do valor total da compra. Os demais alunos ao conhecerem o valor da compra irão somar os valores dos dinheirinhos e moedas para realizar o pagamento. Outros alunos irão compatibilizar o valor do dinheirinho com o valor da compra e fazer os cálculos para a identificação do valor do troco e outros alunos irão formar o troco e devolver aos compradores. Neste processo podem ser envolvidos até 12 alunos de única vez os separando por atividades, compra, venda, troco, por exemplo.

 

 

 

 

Selo Empresa Amiga da Educação

Este selo será impresso em todos os cartazes magnéticos devidamente preenchidos com o logotipo da empresa apoiadora e também será disponibilizado para que estas possam usar a imagem em redes sociais, tabloides, jornais e outras mídias. Os logotipos das empresas apoiadoras também estarão disponíveis no site da Grudbrink – Cartazes educativos magnéticos em www.grudbrink.com.br para evidenciar a marca dos apoiadores do programa em seus municípios.

Apenas empresas apoiadoras do programa poderão fazer uso do selo e gozar dos benefícios proporcionados pelo mesmo em razão da ação social educativa realizado pela empresa apoiadora.

 

 

 

 

Participando do programa todos ganham.

Ganham os Alunos

Alunos ganham um material pedagógico validado por mais de 1200 professores em todo o Brasil que adquiriram os materiais para apoio em suas escolas. Estes alunos terão acesso à esta nova mídia, o “cartaz magnético”, através do qual ira interagir com situações variadas a partir das diversas possibilidades de atividades no contexto de cada cartaz. Estes alunos irão aprender higiene bucal a partir do cartaz apropriado que terá como agente de credibilidade o Cirurgião Dentista que apoiar a iniciativa e, do mesmo modo, estas crianças aprenderão as quatro operações básicas praticando a compra e a venda de mercadorias dispostas num cartaz com um pequeno supermercado que receberá o nome de um supermercado local que também apoiam a iniciativa. Estes alunos terão a oportunidade de confrontar as realidades de dentro e de fora da sala de aula, terão os agentes de credibilidade que proporcionarão esta experiência extra sala, possibilitando uma maior fixação dos conteúdos através desta experiência social.

Ganham as Escolas e professores

Escolas ganham, pois passam a contar com mais uma metodologia disponível aos docentes, que poderão trabalhar desenvolvendo novas atividades com o uso dos Cartazes Magnéticos, obtendo aumento no nível de resultados positivos com a nova mídia educacional. Poderão dar exemplos reais, de situações reais, como por exemplo, propor uma pesquisa de preços para que juntos possam precificar os produtos do Cartaz Magnético Supermercado, ou mesmo, conhecer outros hábitos saudáveis quanto a higiene bucal visitando o Dentista que apoia o projeto. Professores terão a possibilidade real de criar vivências que não são possíveis com uso dos materiais disponíveis atualmente.

Ganham as Empresas e Prestadores de serviços

Empresas ganham, pois passam a se ternar agentes de credibilidade para milhares de crianças da rede pública e privada de ensino através da exposição de seus nomes e ou marcas ou produtos e serviços, de forma permanente dentro do ano letivo, nas dezenas de salas de aulas da localidade. As crianças vão aprender a “conviver” com as marcas, produtos ou serviços, tornando comum em seu dia a dia. Deste modo através de um convívio diário com os materiais destacados nas salas de aula, proporcionando um relacionamento afetivo com as marcas, produtos ou serviços, gerando um efeito multiplicador ao levar seus novos conhecimentos para familiares, vizinhos e amigos.

As empresas poderão buscar através de seus fornecedores o apoio necessário para que possam arcar com o custeio da “nova publicidade” uma vez que a imagem de seus produtos estarão sendo utilizadas no processo de ensino aprendizagem dentro das dezenas de salas de aula das escolas públicas e privadas da localidade.

 

Ganha o Município ou localidade

Passam a fazer parte do seleto grupo de cidades no Brasil que possuem um programa em atenção a parceria entre a iniciativa pública e privada, visando a melhoria no ensino dos jovens e crianças a partir da utilização de novas tecnologias de aprendizado e novas mídias.

Participação no programa

A participação no programa depende basicamente de dois passos simples e que podem partir de duas iniciativas:

Da escola

Professores se organizam para verificar quais materiais se enquadram nas dificuldades de aprendizados de seus alunos, os seleciona e buscam empresas para apoiar a iniciativa.

Das empresas

A empresa com interesse em apoiar a iniciativa adota um modelo de cartaz que seja compatível com seu ramo de atividade.

Processo de participação

Após tomada uma das iniciativas e identificado os materiais deve-se fazer a apuração da quantidade de salas de aulas que serão atendidas pelo material escolhido. Por exemplo, caso o material escolhido seja o Cartaz Magnético Supermercado apresentado aqui, que atende a até 12 alunos de uma só vez numa única atividade, se a sala possui 20 alunos serão necessários ao menos dois cartazes para a otimização da aula. Esta é uma indicação e não uma obrigatoriedade para participação do programa, serve apenas para orientar quanto ao número de exemplares.

Definido o número de salas a empresa realiza a compra do modelo de cartaz em www.grudbrink.com.br ou através do representante legal do programa em seu município ou localidade com a possibilidade de parcelamento em até 6 X no cartão de crédito sendo em até 3 X sem incidência de juros ou com 5% de desconto no pagamento a vista com boleto bancário.

Efetuada a compra dos materiais iniciará o contato para a personalização do material. Serão solicitadas as artes de logotipos e imagens dos produtos e outros necessários para a plena personalização dos materiais. Após a personalização este material irá para a aprovação da empresa apoiadora que poderá e deverá sugerir as melhorias e ou adaptações para a perfeita sincronia entre o material e sua empresa.

Aprovada a arte os responsáveis pela empresa assinarão o termos de aprovação da arte para que se preserve e garanta os direitos da Grudbrink quanto ao trabalho de personalização realizado.  Os materiais irão para a produção e serão entregues em até 20 dias após a data da aprovação das artes.

Os materiais serão despachados para o endereço indicado pela empresa apoiadora que ficará responsável pela entrega dos materiais junto às escolas com quem realizou a parceria.

Parcerias com as escolas

As empresas apoiadoras poderão formalizar parcerias com escolas públicas e privadas. Deve-se apenas observar que para parcerias com as escolas públicas, um documento denominado, “Termo de Doação” (em anexo) deve ser montando com as devidas informações de DOADOR, neste caso a empresa apoiadora e DONATARIO, neste caso a Prefeitura Municipal da localidade que posteriormente repassa às escolas os materiais doados. Neste termo de doação estão contidas as cláusulas que preveem o tempo mínimo de permanência dos materiais nas salas de aula em que forem disponibilizados pela parceria.

Para escolas privadas não se faz necessária a utilização de Termo de Doação, contudo há necessidade de assinatura do Termo de Utilização (anexo), onde estão previstas as informações quanto a disponibilização dos materiais nas salas de aula.

Estes materiais serão entregues GRATUITAMENTE às escolas sejam elas públicas ou privadas. A cobrança de qualquer valor descaracteriza a participação no programa, incidindo na devolução INTEGRAL dos valores apurados.

Pague com
  • PagHiper
  • Depósito Bancário
  • PagSeguro
Selos

Fernando Roberto Mendes 10880649810 - CNPJ: 11.546.631/0001-27 © Todos os direitos reservados. 2019